A saúde dental influi na saúde do corpo
Apesar de muito se ouvir falar em "saúde bucal", na verdade não é muito adequado utilizar essa expressão "saúde bucal", porque atualmente se considera a saúde como um todo no corpo. Não é muito correto citar saúde apenas na boca, todo o organismo deve estar saudável e em equilíbrio. Podemos até utilizar essa expressão sem problemas mas não é muito adequada.
Bactérias
Nem todas as bactérias e demais micro-organismos são prejudiciais e causam doenças. A maioria das bactérias não causam doenças. Inclusive no ambiente ao nosso redos as bactérias são necessárias para reciclar material orgânico em decomposição como folhas que caem de árvores, cadáveres de animais etc. As bactérias ajudam a adubar e nutrir os solos. Bactérias também fazem parte naturalmente de nossa flora intestinal e existem também em nossa boca.
Na boca humana existem cerca de 500 tipos diferentes de bactérias que vivem naturalmente e não causam danos nem doenças, mas isso desde que a pessoa mantenha uma adequada higiene oral. Se não manter uma boa higiene oral a pessoa começará a ter vários problemas como gengivite, gengivas inchadas, cáries, dor de dente, tártaro etc
Vários são os problemas que podem surgir no interior da boca, nos dentes, gengivas... caso a pessoa não tenha cuidados adequados de higienização e hábitos saudáveis, como boa alimentação e conhecimentos básicos para ter os cuidados adequados com os dentes, higienização e hábitos saudáveis.
Restos de alimentos
Ao se alimentar, ocorre acúmulo de restos de alimentos entre os dentes. Devido a isso é que surge a necessidade de se utilizar o fio dental após cada refeição.
Os restos de alimentos entre os dentes sofrem ação química de bactérias, esses restos de alimentos fermentam, apodrecem e estragam e nesse processo, liberam produtos químicos que corroem os dentes e ocasionam lesões, cáries...
Cálculo dental ou tártaro
Há formação de material sólido sobre os dentes conhecido como tártaro ou cálculo que é um material duro e que somente o dentista consegue remover com instrumentos apropriados. O tártaro pode se infiltrar na região da gengiva e dente e ocasionar infecções, gengivite, cáries etc. O tártaro além de poder ocasionar danos tem péssima aparência estética e pode ficar muito manchado.
Alimentos ácidos e corrosivos
Há alimentos ácidos que agridem os dentes como sucos de frutas cítricas, refrigerantes, vinagre...
Todos os alimentos que possuem sabor azedo como limão, abacaxi, laranja... são alimentos que possuem níveis corrosivos devido aos ácidos que existem nesses alimentos e que corroem os dentes e podem ocasionar cáries.
Portanto sempre que ingerir esses tipos de alimentos a pessoa deve escovar os dentes com certa pressa. Caso não consiga escovar exatamente no mesmo momento, deve escovar logo que seja possível ou pelo menos lavar a boca muito bem fazendo bochechos com água algumas vezes para limpar e reduzir o ácido.
Mas vale lembrar também que os ácidos ao se misturarem com água reagem quimicamente e liberam íons H+ que são fortemente corrosivos. Portanto se você apenas utilizar água para reduzir a acidez após ingerir aliementos ácidos, faça bochechos algumas vezes com água até limpar e remover o máximo de sensação de azedo na boca... O ideal mesmo é escovar s dentes para controlar o que chamamos de nível de pH que é o nível de acidez. O ideal é que na boca o nível de acidez seja neutro. A saliva em condições normais tem acidez neutra e adequada para proteger os dentes.
Existe a lavagem psicológica das mãos. Isso quer dizer que após a pessoa molhar rapidamente as mãos e secar, tem a sensação de que as mãos estão limpas. Mas óbvio que não. Somente lavando muito bem com água corrente e sabão que as mãos ficam de fato mais limpas. Com os dentes existe a "limpeza psicológica da boca" que é quando a pessoa utiliza um enxaguante bucal ou passa a mascar um chiclete sem açúcar ou ainda passa água na boca e acredita que já está de boca limpa... não está de boca limpa. Somente uma escovação que realmente faz uma higienização mais adequada dos dentes.
Açúcar um doce vilão
Apesar do delicioso sabor, o açúcar, principalmente o açúcar refinado que conhecemos bem e que utilizamos para adoçar café, chás, sucos... é altamente causador de cáries, um dos piores alimentos para os dentes e também para a saúde de forma geral.
Evitando o açúcar a pessoa ajuda a reduzir as chances de se formarem cáries nos dentes.
Os doces principalmente os pegajosos que grudam nos dentes ao morder são os que mais contribuem para ocasionar cáries dentais.
Existe açúcar também em iogurtes, leite fermentado, achocolatados, mingaus, cereais de caixinha... enfim... muitas pessoas afirmam que sua família não consome muito açúcar, mas se esquecem que nos ingredientes dos diversos alimentos, o açúcar está presente na maioria dos produtos, principalmente os produtos de origem industrial já processados e prontos.
Acidentes e manias
São vários os problemas dentais
Devido a essas várias situações que citei e não apenas essas, mas existem outras diversas situações, podem surgir problemas dentais como:
Ao surgirem problemas dentais busque os cuidados e o acompanhamento de um dentista.
Qualquer problema nos dentes e também dentro boca como feridas, áreas inchadas, dores, manchas... podem ser sinais indicativos de várias doenças na região dos dentes e na boca e se não tratar, podem ocasionar outros problemas e até mesmo a perda de outros dentes que antes estavam saudáveis.
A perda de um único dente pode ocasionar movimentação de outros dentes na boca, isso porque os outros dentes saem do lugar, porque perderam o apoio do dente que agora está faltando. Após perder um o mais dentes ocorre também a perda natural de ossos que vão sendo reabsorvidos pelo corpo...
A tendência é a situação piorar se não forem tratados os problemas adequadamente.
Faça tratamento de seus dentes que já estão cariados e outros tratamentos que forem necessários e previna sua saúde visitando um dentista regularmente.
Estudos mostram que dentes saudáveis auxiliam também na melhora da saúde geral da pessoa.
A prevenção logo no início em geral é mais fácil de resolver algum tipo de problema que possa estar afetando os dentes e a saúde do paciente. O tempo para solucionar os problemas em gerela é mais curto e há também menos gastos financeiros e a recuperação é muito melhor. A pessoa em geral não vai sofrer de dor de dente e também vai evitar faltas desnecessárias ao trabalho etc...
Mas caso a pessoa não cuide da saúde bucal tudo tem a tendência de se complicar mais e se tornae mais demorado, com resultados mais difíceis de se obter, mais gastos, mais trabalho, mais demora e dependendo do caso tem certas perdas que não voltam mais... A perda de um ou mais dentes acarreta como já citei outros problemas como movimentação de outros dentes, há também perda de ossos na mandíbula (osso do queixo) e maxila (osso dos dentes superiores, ou seja dentes de cima)
Ao cuidar de seus dentes adequadamente ocorre melhora na estética que é a aparência. Um sorriso bonito é mais agradável ao paciente. Ocorre melhora na fonação, ou seja, na capacidade de falar. Há melhora na mastigação e o paciente pode se alimentar e se nutrir melhor, auxiliando na saúde geral.