Tratamento de canal
No tratamento de canal também chamado de tratamento endodôntico o dente é aberto pelo dentista e é removida a polpa dental com instrumentos apropriados.
A polpa dental é formada por células, sangue, nervos, vasos sanguíneos... e caso a polpa tenha algum estímulo, como no caso de cáries, onde pode ocorrer o contato da polpa com microorganismos como bactérias, a polpa inicia um processo de infecção para se defender dessas bactérias. Na infecção por micro-organismos a polpa fica inchada e como o espaço dentro do dente não aumenta de tamanho porque o material do dente é duro a polpa fica pressionada e isso causa um estímulo doloroso que é a dor de dente.
Quando o dente possui polpa viva é chamado de dente vitalizado. Caso o dente por algum motivo tenha a polpa necrosada (morta) e as células, sangue, nervos... estejam mortos o dente é chamado de dente desvitalizado. O dente somente dói quando ainda tem polpa viva, caso a polpa tenha morrido o dente não dói mais.
Caso a polpa esteja morta, também é necessário fazer o tratamento de canal, para remover e retirar os restos de materiais dentro do canal.
Os restos de materiais de uma polpa necrosada (morta), podem iniciar uma infecção ao redor do dente e pode inchar as gengivas, provocar dores nas gengivas, podem surgir fístulas que são bolinhas com pus na gengiva.
A secreção purulenta (pus) amarelado é formado por bactérias, restos de materiais... e pode ocasionar infecções e danos nos ossos do rosto que estão próximos aos dentes. Esses restos de materiais mortos podem depois de algum tempo, causar dores e infecções em outros dentes e podem também passar bactérias até mesmo para o sangue, e devido a isso, existem diversos riscos reais para a saúde do paciente. O correto caso uma polpa dental esteja necrosada ou infeccionada doendo é realizar um tratamento de canal para prevenir riscos de outros problemas como infecções maiores, dores, danos em outras regiões do rosto da pessoa etc.
Um dente somente dói quando a polpa dental possui vasos sanguíneos, células e nervos ainda em bom estado na polpa e dependendo da situação, caso a contaminação por micro-organismos ainda não esteja avançada, muitas vezes uma simples restauração e utilização de medicamentos como antibióticos pode evitar o tratamento de canal.
Se um de dente ficou doendo durante muito tempo e a dor passou sozinha e a pessoa não sente mais sensibilidade no dente. Possivelmente a polpa está necrosada e morta.
O correto ao sentir dor de dente ou perceber qualquer outro tipo de problema dental como fístulas, inchaço, sangramentos na gengivas, dentes quebrados... é sempre fazer uma visita ao dentista.
Caso o problema seja dor de dente a polpa certamente estará sofrendo algum tipo de agressão causada por bacterias, cáries, infecções, fraturas... e o dentista vai verificar se é possível recuperar o dente sem tratamento de canal ou se o tratamento de canal realmente será ou não necessário.
Caso o dente seja vitalizado e esteja doendo com polpa viva e o paciente visite o dentista e faça o tratamento adequado, muitas vezes nem é necessário fazer o tratamento de canal. Portanto quanto mais cedo a pessoa ir ao seu dentista para verificar a situação melhores são as chances de recuperação, mais simples e rápido o tratamento.
Se a pessoa demorar sem fazer tratamento e não for ao dentista a situação tem a tendência de piorar e pode ficar mais demorado, complexo e difícil o tratamento.
Quando é necessário o tratamento de canal?
1 - Contaminação por micro-organismos
Quando a raiz (polpa) do dente já tem uma contaminação por micro-organismos como bactérias que já se espalharam por grande parte da polpa dental e causaram inflamação e dor de dente. Essa situação é chamada de pulpite irreversível.
A pulpite é a inflamação da polpa (popularmente chamada de nervo) do dente e podemos chamar a pulpite de dor de dente.
Existe a situação de pulpite irreversível onde realmente é necessário fazer o canal no dente e há também a pulpite reversível quando não é necessário fazer o canal no dente. Existem testes que o dentista pode fazer no consultório para verificar se a pulpite é reversível ou irreversível. E também dependendo dos sintomas e exames é possível identifcar o tipo de pulpite. Explico mais detalhes sobre pulpite mais abaixo nesse texto.
2 - Lesão mecânica
..
É necessário também um tratamento de canal quando ocorre uma lesão mecânica, ou seja, a polpa do dente sofreu algum dano porque algo enconstou e lesionou a polpa como uma queda e pancada no dente. A pessoa pode ter sofrido uma pancada forte na boca que quebrou um pedaço de dente e a polpa dentro do dente ficou ferida, a polpa está sangrando e a polpa ficou exposta, ou seja, dá para a pessoa ver o sangue dentro do dente no local onde o dente quebrou ao observar o dente quebrado no espelho. Essas situações geralmente ocorrem devido a uma grande fratura de dente em algum tipo de acidente que quebrou o dente, sendo necessário o tratamento de canal urgente e o mais rápido possível. Quando essa situação acontece em adultos em geral é necessário fazer o tratamento do canal dental.
O que acontece se a pessoa com dente quebrado e polpa exposta não fizer o canal no dente?
Se não fizer o tratamento de canal em dente quebrado com polpa exposta o dente vai doer sem parar por vários dias e a tendência é inflamar essa polpa e causar uma infiltração cada vez mais profunda no local afetado e que vai ocasionar intensa infecção e inflamação com tendência a causar danos em outros dentes, gengivas, ossos, causar infecções na raiz do dente, forte dor ao mastigar, comer e beber, sensibilidade, dificuldades de escovar dentes, dificuldades para dormir etc. A pessoa fica em uma situação de risco para a sua saúde. Não tem como deixar uma polpa de dente aberta em um dente sem fazer um tratamento adequado. Ao morder algum alimento o esforço sobre os dentes é grande e uma polpa que é mole tocando alimentos causará uma dor intensa. Se for um dente quebrado acidentalmente em crianças em alguns casos não é necessário fazer canal. Para crianças há também um tipo de canal muito mais simples de se fazer onde se faz uma limpeza dentro do dente e se coloca uma pasta. Vale lembrar que as crianças dependendo da idade, podem ter dentes decíduos (chamados de dentes de leite) ou podem ter dentes permanentes (definitivos) junto com dentes decíduos, nesse caso chamamos de dentição mista e os tratamentos variam e são um pouco diferentes dos tratamentos dos adultos
A lesão mecânica pode ser também por outras causas como algum outro dente torto e dentro do osso (dente incluso) que está pressionando a raiz e lesionando vasos e nervos, ou pode ser um dente semi incluso (dente ainda não saiu totalmente de dentro do osso) que está ocasionando cáries na lateral (face) de um outro dente.
É possível também ocorer uma lesão mecânica quando ao fazer o tratamento de uma cárie muito profunda durante a sua limpeza e remoção com o "motorzinho" do dentista ocorra uma exposição acidental na polpa do dente, ou seja, a cárie já está tão avançada que ao remover a cárie a polpa do dente aparece.
Nesses casos de cáries muito profundas, geralmente já contaminou a polpa do dente e mesmo a remoção cuidadosa da cárie sem tocar na polpa as chances de a polpa já estar contaminada com pulpite irreversível são muito grandes.
Dente com cárie fica amolecido na parte de dentro
Um dente só é muito duro na sua superfície onde fica a fina camada do esmalte. Logo abaixo do esmalte temos a dentina que é um material um pouco mais mole e quando a dentina está com cárie a mesma se torna muito amolecida e pode ser removida facilmente com um instrumento metálico manual chamado colher de dentina. Basta o dentista segurar a colher de dentina com a mão e ao raspar a dentina a mesma sai com relativa facilidade.
E quanto maior, mais profunda e por mais tempo uma cárie existir, pior é a situação. Isso acontece porque cárie profunda demais já alcançou a dentina que é o material que fica logo abaixo do esmalte. O esmalte é a parte lisa, muito dura e que parece vidro cobrindo toda a superfície dos dentes. O esmalte normal é um pouco transparente e tem aspecto liso.
Quando uma cárie profunda alcança a dentina a contaminação e destruição da dentina ocorre mais rapidamente de que no esmalte dental. Isso acontece porque a dureza e mineralização da dentina é menor e também existe uma maior quantidade de material orgânico na dentina. Há também a existência de pequenos túbulos dentinários que são tubinhos finos onde as bactérias entram e dificultam a ação de antibióticos.
Observação - Se uma pessoa adolescente jovem sofrer um acidente e quebrar um dente e a polpa dental for cortada e ficar exposta, existe um tipo de tratamento diferenciado para a polpa chamado de PULPOTOMIA onde apenas a parte da polpa dentro da coroa do dente (podemos dizer que a coroa é toda a parte branca do dente que a pessoa observa no espelho) essa polpa dentro apenas da parte da coroa é removida e dentro da(s) raíz(es) do dente o restante da polpa não é removida. Esse tratamento com apenas uma metade da polpa removida sem mexer na polpa dentro da raiz é uma tentativa de salvar por muito mais tempo um dente de pessoa jovem.
Não funciona e não se faz PULPOTOMIA em pessoas adultas!
3 - Outras causas que exigem tratamento de canal
Se a pessoa estiver com dor de dente ela deve imediatamente procurar por um dentista para avaliar o que está ocasionando a dor e resolver o problema.
A dor de dente é um sinal de alerta do corpo de que a polpa pode estar em uma situação de hiperemia pulpar que é uma inflamação leve da polpa. Quando isso acontece a polpa está tentando se defender contra alguma agressão como produtos químicos, alguma lesão mecânica, presença de bactérias ou qualquer outra agressão na polpa. São várias as possíveis causas que levam a uma inflamação da polpa.
Se a inflamação da polpa se agravar muito, será necessário fazer o tratamento de canal.
Caso seja uma inflamação mais suave na polpa e situação de hiperemia pulpar, temos uma situação que chamamos de PULPITE REVERSÍVEL, ou seja, é possível salvar a polpa sem fazer o canal. Mas vá a um dentista verificar.
Detecção e tratamentos de pulpite
Na pulpite reversível ocorre uma dor rápida e passageira e sempre localizada em um mesmo dente, em um local específico. Já na pulpite irreversível a dor tem longa duração, a dor inicia sem nenhum motivo, mesmo sem mastigar nada, mesmo sem beber nada a dor inicia espontâneamente. É uma dor pulsante, onde parece que tem um coração batendo dentro do dente.
Se for detectada que a dor de dente é causada por uma leve inflamação da polpa (pupite reversível) a utilização de antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos seguido de acompanhamento podem resolver a situação.
Caso a pessoa tenha pulpite irreversível deve ser realizado o tratamento de canal.
Todo dente com lesões e áreas de destruição de osso mostrando nos exames de imagens de raios X, lesões grandes na ponta da raiz como cistos e áreas maiores de perda óssea, como regra geral são dentes com polpa necrosada, ou seja, a polpa dental já está tão danificada que ocorreu a morte dessa polpa. Nesse caso é realizado o tratamento de canal para retirar os restos de materiais necrosados como as bactérias, material purulento, possíveis cápsulas fibrosas de material envolvendo a região etc...