Dr. Gilson Souza Nascimento
Cirurgião Dentista
CRO-SP 162308
Fone: (11) 98396-8408
drgilsonltda@gmail.com

Prótese total removível o que é?

 

Uma prótese total é uma peça feita em material acrílico rígido com cor e aparência da gengiva e tecidos da boca e contendo dentes geralmente de porcelana ou resina. A prótese total substitui todos os dentes na boca do paciente.

 

Qual a função de uma prótese total removível?

 

A função de uma prótese total removível é devolver ao paciente desdentado a possibilidade de mastigar alimentos novamente e também devolver a estética, capacidade de falar adequadamente e sorriso. 

 

Atualmente os materiais utilizados são ótimos e a aparência do sorriso fica muito natural parecendo que a pessoa possui dentes naturais.

 

Como uma prótese dental removível é fixada?

 

O acrílico da prótese é um material que deve se encaixar o mais perfeitamente possível em cima de toda a área restante de gengiva do paciente. Chamamos o restante da gengiva após a perda dos dentes de rebordo residual. Com presença de umidade da saliva entre o rebordo residual (gengiva) e o acrílico, isso faz a prótese ficar "grudada" por adesão em cima do rebordo residual do paciente. 

 

Por exemplo ao levantar um prato ensaboado em cima de uma pia, pode acontecer de outro prato embaixo vir grudado no prato que a pessoa levantou. Esse processo é uma aderência obtida por adesão e na prótese funciona de forma parecida. 

 

Existem para venda em farmácias produtos como saliva artificial, gel... que ajudam a fixar uma prótese total removível.

 

Uma prótese além de devolver o sorriso e aparência de dentes naturais, também auxilia na saúde do paciente, porque poderá voltar a mastigar e se nutrir melhor.

 

Quais as vantagens de utilizar uma prótese removivel?

 

A principal vantagem é a possibilidade de fazer higienização, ou seja, é possível retirar a prótese da boca e limpar com escova de dentes.

 

Se apessoa estiver utilizando uma prótese fixa, essa é parafusada e fica presa sobre dentes restantes ou sobre implantes. Nesse caso não é possível retirar a prótese para limpar e podem se acumular restos de alimentos que vão passar por fermentação, com riscos de causar inflamações nas gengivas, mau hálito, inchar gengivas etc.... 

 

Devido aos problemas de dificuldades na limpeza de próteses fixas esses riscos de inflamações... é mais adequado a utilização de próteses removíveis. 

 

Outro problema de próteses fixas sobre implantes é que nem os todos pacientes possuem osso suficiente para a colocação dos implantes, além de ser um trabalho mais invasivo, haver maiores custos e os implantes requerem uma higienização contante.

 

Próteses totais tem algum tipo de problema?

 

O principal problema é que depois de cerca de 5 anos utilizando uma prótese total a mesma passa a cair sozinha e não fica mais fixada. Isso acontece porque os ossos vão diminuindo embaixo da gengiva no rebordo residual e essa redução constante na altura da gengiva, depois de 5 anos a prótese praticamente já não tem mais adesão adequada.

 

Já tive caso de pacientes que utilizavam uma mesma prótese a cerca de 15 anos e somente depois desse período resolveu fazer a troca.

 

A troca da prótese total a cada 5 anos realmente é necessária?

 

Nem sempre é necessária. Se a prótese após 5 anos estiver em boas condições de uso é possivel fazer o reembasamento e continuar utilizando a mesma prótese.

 

E o que é esse reembasamento de prótese?

 

Reembasamento é um processo que consiste em colocar resina amolecida sobre uma prótese que está com folga e caindo sozinha da boca e esperar essa resina endurecer igual um cimento.

 

O endurecimento da resina acontece em alguns minutos na clínica.

 

Após o reembasamento a prótese pode ser utilizada novamente e agora sem folga na boca e sem cair.

 

Podemos dizer que o reembasamento é um conserto na folga de uma prótese.